O SBT Santa Catarina é uma empresa que tem diversas sedes pelo estado, fazendo com que sua equipe fique pulverizada, ou seja, muitos colaboradores estão distantes fisicamente da sua equipe direta.
O principal desafio do SBT nesse ponto era fazer com que pessoas distantes fisicamente conseguissem trabalhar de forma integrada, colaborativa e ágil. Os 150 funcionários da empresa, precisam estar conectados, para poder produzir conteúdo e chegar aos resultados esperados.
Para solucionar as dificuldades técnicas do dia-a-dia do SBT SC, a MOVTI implantou a plataforma Google Apps for Work visando sempre melhorar o desempenho de cada área. A primeira fase da implementação foi de migrar os serviços de e-mail, agenda e Hangouts para o Google Apps for Work. Esta fase já foi realizada e com sucesso, os colaboradores da equipe do SBT já estão usando os soluções Google em 100% do seu tempo.
A segunda fase do projeto, será com treinamentos específicos para cada área, para mostrar como o Google Apps for Work pode ajudar efetivamente as equipes a terem um desemprenho melhor. Esta melhoria contínua faz parte do processo de adoção, o que aumenta os benefícios constantemente.
Os colaboradores do SBT Santa Catarina, com a plataforma Google, tem total mobilidade no trabalho, todas suas informações estão no smartphone, computador ou em qualquer device que eles tenham acesso.
A MOVTI realizou uma palestra motivacional no 2º encontro comercial do SBT Santa Catarina, com conteúdo especifico sobre como o Google poderia auxiliar a equipe de vendas e quais ferramentas a equipe poderia usar para agilizar processos e alcançar objetivos. O nível de adesão da equipe comercial é bem alto, como a necessidade de mobilidade e comunicação da equipe é grande, a solução Google foi muito bem recebida por todos.
Utilizando o Gmail, os colaboradores do SBT conseguem se organizar de forma mais eficiente, com filtros e marcadores. A partir do momento que começaram a usar a plataforma Google, os spans reduziram a praticamente zero, ficou mais fácil de se organizar e a comunicação com os colegas ficou a um toque, utilizando o Hangouts no Gmail.
O SBT costumava ter oito horas de paralisação por mês nos e-mails, para uma área comercial que precisa de agilidade na entrega de propostas, isso era um grande problema, hoje com o Google for Work esse numero reduziu a zero, os colaboradores do SBT estão sempre conectados. O G-mail fica salvo na nuvem, ou seja, os colaboradores podem acessar de qualquer device que tenham acesso.
O Google Calendar é uma ferramente interativa onde todos os colaboradores podem ter acesso a agenda dos colegas de trabalho que permitirem o acesso, fazer convites para reuniões, organizar seus horários de forma simples, rápida e de qualquer lugar.
Mudança de planos é uma situação recorrente em todas as empresas e o SBT não é diferente, no Google Calendar é possível alterar horários, fazer convites para reuniões e tudo totalmente personalizado por cada colaborador.
Com o Google Drive, os colaboradores podem transferir informações de forma segura e ágil para qualquer colega de trabalho, na plataforma antiga os funcionários acabavam usando soluções paliativas, muitas vezes em contas pessoais e sem privacidade no conteúdo, ou seja, seu material era jogado na rede.
O Google Hangouts possibilita os colaboradores do SBT se comunicarem com qualquer pessoa com apenas um toque, o Hangouts fica disponível dentro do e-mail e as chamadas com áudio e vídeo são ilimitadas, para as pessoas poderem dividir suas ideias e chegar a um resultado muito melhor.
Os diretores do SBT, que ficam espalhados em varias filiais do estado, se reúnem uma vez por semana para o rotineiro alinhamento de resultados e metas, antes era feito por telefone, gerava custos para a empresa e o nível de inteiração durante as ligações era baixo.
Hoje os diretores podem falar ilimitado, nessa e em outras reuniões do grupo, com total interação de áudio, vídeo e compartilhamento de tela.
O SBT usa o Hangouts também para falar com seus correspondentes internacionais, ao vivo em programas como SBT Meio-dia, com alta qualidade e o repórter tem total mobilidade para gravar com seu device em qualquer lugar do planeta em que ele estiver.
O SBT Santa Catarina agora não precisa mais se preocupar com perda de e-mails, por falha do device ou outros imprevistos, a recuperação de e-mail se tornou muito mais fácil pois esta tudo na nuvem.
Os colaboradores estão mais conectados, não é preciso fazer ligações telefônicas e gastar dinheiro para realizar reuniões, agora eles podem se comunicar ilimitado com o Hangout. Os arquivos são compartilhados de forma segura e ágil, com total controle de informação e a produção de contudo é totalmente colaborativa, através da edição conjunta dos documentos. A mobilidade dos colaborados gerou ótimos resultados, principalmente na equipe de jornalismo e comercial, com o Google Apps for work eles conseguem criar em conjunto, mesmo em diferentes lugarem do estado.
A equipe de Recursos Humanos do SBT usa o Hangout para fazer entrevista com candidatos que estão longe do escritório geograficamente e também otimizar o tempo dos entrevistadores, já que não precisam se locomover, conseguem entrevistar mais candidatos durante o período de seleção.
Todo o processo de planejamento e negociação levaram 15 dias e a parte de implantação do Google Apps for Work levou 45 dias. Ou seja, em 2 meses a primeira etapa do projeto, que era disponibilizar a plataforma Google para os colaboradores do SBT, já estava concluída. Agora vamos para a segunda etapa que são os treinamento específicos para as áreas da empresa, cerca de 90% dos colaboradores do SBT já usam a solução Google em sua vida pessoal, portanto o processo de mudança foi natural.